Transporte Público na Alemanha – Düsseldorf

E aí pessoal! Hoje vamos contar um pouco como funciona o sistema de transporte público na Alemanha. Mais especificamente em Düsseldorf, que está entre as cidades com redes de transporte mais eficientes do mundo!

Vamos lá! A empresa que gerencia o transporte público em Düsseldorf é a Rheinbahn, que faz parte da Associação de Transporte Rhein-Ruhr (VRR).

Os principais meios de transportes disponíveis são:

  • O metrô (U-Bahn)
  • Bonde (Straßenbahn)
  • S-Bahn
  • Onibus

Há duas estações principais em Düsseldorf. Uma delas é a Estação Central (Hauptbahnhof), por onde passam todos os trens que chegam ou partem de Düsseldorf, bem como várias linhas de metrô e Straßenbahn.

A outra é a estação Heinrich-Heine-Allee, localizada na entrada do Altstadt (cidade velha). Essa estação é de fácil acesso e bem conveniente para os turistas.

Como comprar os tickets?

Os bilhetes podem ser comprados em máquinas de vendas distribuídas nas estações, dentro do U-Bahn, Straßenbahn, S-Bahn, Ônibus, ou nos Kundencenter (Centros de Atendimento ao Cliente).

(Não tem desculpa para não comprar!)

A foto da maquina:

Prazer, sou o Ticketautomat

Qual ticket comprar?

O bilhete mais simples, Kurzstrecke é válido para uma viagem de cerca de três paradas (cerca de 1km e meio), custa €1,60 (preços do ano 2016) por um tempo máximo de 30 minutos.

O ticket que dá direito a viagem dentro da cidade (chamada zona A), vale por um tempo de 90 minutos e custa €2,60.

Há também outras passagens para as áreas B e C, que permitem viagens fora da cidade. Você pode encontrar todos os detalhes no site http://www.vrr.de

Mas Rafael, ainda não sei comprar, me ajuda!

Calma, estou aqui para te ajudar.

1) Primeiro passo: escolha a língua de sua preferência no painel lateral, a não ser que você prefira alemão (?!)
Ticketautomat Ticketautomat
2) Escolha o ticket desejado / caso escolha o TagesTicket (Day Ticket), que é válido para o dia todo, selecione para quantas pessoas (quanto mais pessoas, mais barato fica o valor por pessoa.. mas todos devem andar sempre juntos, pois apenas um ticket será impresso) e qual o tipo A, B, C, D. Se você vai ficar pela cidade, o A é suficiente.
 Ticketautomat
 3) É só inserir as moedas. Algumas máquinas aceitam até cartão de crédito / débito
Ticketautomat Ticketautomat
4) Retire seus tickets e seu troco (Rückgeld/Restgeld)!
Ticketautomat

Mas eu não posso andar de graça?

A entrada nas estações ou nos trens não é controlada, e não existe nenhum tipo de catraca, porém é obrigatório estampar o ticket em máquinas que estão dentro dos U-Bahns, ônibus, e Straßenbahn ou nas máquinas das estações caso você pretenda embarcar em um S-Bahn (já que neste não existe a máquina). Caso você tente burlar o sistema, não estampando o ticket ou querendo dar um de espertinho, lembre-se que esporadicamente existem fiscais que irão verificar se os passageiros estão com seus tickets devidamente validados e a multa será bem salgada, além é claro do sermão em alto e bom som (em alemão) na frente dos outros. Além do mais, não preciso explicar o porque você deve agir honestamente, certo?

Aqui é onde você valida seu ticket. 🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É isso ai galera! Espero ter ajudado vocês, pois quando chegamos aqui apanhamos um pouco para aprender.

Por isso resolvemos compartilhar. 🙂

Facebook Comments