A Igreja Católica na Alemanha

A população alemã consiste basicamente em Católicos, Protestantes, Muçulmanos, judeus ou aqueles que declaram não ter nenhuma religião.

Quando você chega na Alemanha, você vai ao Einwohnermeldeamt / Bürgerbüro fazer o registro na cidade, e la eles já perguntam de cara qual religião você pertence.
Assim que dito, no caso eu e meu marido, somos Católicos, já vem descontado do Salario de 8% a 9% sobre valor do demais Impostos.
Talvez, por isso ha tanta gente “sem religião” por aqui. rs.

Quando feito isso, eles encaminham até sua residencia um cartão desejando boas vindas a cidade.
Nota-se que os alemães são extremamente organizados, mas o impressionante é que são organizados de forma geral, praticamente em tudo.

Em breve postarei mais curiosidades sobre morar na Alemanha.

Como frequentamos as missas aos domingos, eu e meu marido notamos alguns detalhes sobre a missa. Caso você venha um dia morar ou até mesmo passear na Alemanha, atente-se a esses detalhes para não passar vergonha na hora ou levar uma chamada de atenção rs.

1) Se a missa é as 17h, pode ter absoluta certeza que ela começara as 17h. Eles são extremamente PONTUAIS.

2) Uma das coisas que chamou bastante nossa atenção, é o silencio dentro das igrejas. Você não escuta um piu. Muito menos vê gente com celular na mão.

3) Para os cantos, há livros em uma mesinha onde você pode pegar e acompanhar os cantos durante as missas, mesmo sem entender NADA. rs.
Os números dos cantos (pelo menos na igreja onde frequentamos) é mostrado em um dos pilares da igreja. Não é dito nada, você apenas observa o número do canto e procura no livro.
E claro não esqueça de deixar o livro aonde pegou, e não vá deixar em cima dos bancos ou levar para casa.

4) outro detalhe aqui, é que após canto Hosana, todos se ajoelham e permanecem atééééé final da oração Eucarística.

5) ahhhhh outro detalhe muito importante e bem diferente do nossos costumes aí no Brasil, é que na hora da PAZ, eles apenas apertam a mão dizendo “Frieden”, que significa “Paz”.
Não vai querer dar beijinhos ou abraçar, por favor. rs

6) Agora esse foi a que chamou mais nossa atenção. Na hora da comunhão, as filas para comungar são de forma ORDENADA por banco, são disciplinados e organizados.
A fila anda, e não fica aquela bagunça cheio de gente amontoada.

7) E por ultimo, não saia correndo após a benção do padre. rs. Aqui eles esperam acabar o canto final (até o padre). E então, dão inicio a saída da igreja, lembrando, sempre de forma ORDENADA.

****Achamos um site, bem interessante onde podemos encontrar horários de todas as Missas da cidade, e então você pode se planejar da melhor forma e não perder as missas aos Domingos.

O site é Katholische Kirche Düsseldorf

A igreja que vamos é a St. Lambertus (Altstadt), veja algumas imagens abaixo.

Duesseldorf_St_Lambertus_Basilica_minor_innen 220px-Dusseldorf_StLambertus_v_SO

St_Lambertus_Duesseldorf_1

Essas são algumas das curiosidades que notamos.

Em breve postaremos mais sobre a Cultura Alemã. 🙂

Facebook Comments